Atividades

foto jornal gazeta site 4

Ao longo dos últimos aos, foram várias as atividades desenvolvidas pela APEE, quer diretamente, quer em parceria com a escola ou outras entidades. Desde execução de obras necessárias na escola, limpeza da horta e desenvolvimento de atividades com as crianças, participação em atividades da escola (festas de natal e de finalistas, atividades do dia da criança), edição do jornal da escola, conversas entre pais, foram muitas e diversas as atividades em que a APEE se empenhou.

Este ano letivo, temos também atividades planeadas. Já fizemos um lanche de convívio na escola (Lanche dos Reis) e já organizamos conversas entre pais. E vamos continuar. Saiba tudo sobre o que está a acontecer e sobre o que já aconteceu este ano letivo.

E também nos anos anteriores, eis algumas das atividades que a APEE organizou:

Conversas entre Pais

Em 2016 a APEE voltou a organizar as Conversas entre Pais, no seguimento das que já se haviam realizado em 2012. Estes encontros foram informais, em grupo de partilha de informação, preocupações e experiências entre pais. Os temas em 2016 foram “Transporte de crianças” (parceria com a APSI) e “Crescer não me muda só a mim – Incertezas e desafios para os pais” (parceria com a Chão d’andar). A APEE também organizou uma sessão de cinema para as crianças, para que os pais pudessem conversar à vontade.

collage conversa entre pais r

Edição do Jornal Gazeta do Gafanhoto

Entre 2013 e 2015, a APEE organizou a realização de workshops sobre jornalismo e “O que é um jornal”com diversas turmas da escola. Vários pais e mães colaboraram nestes workshops com as crianças, explicando o que era um jornal e que tipo de artigos o compõem, e orientaram, em conjunto com os professores, trabalhos práticos para um jornal. A APEE também planeou e organizou a edição do jornal da escola “Gazeta do Gafanhoto” em 2014 e 2015. Estas duas edições foram financiadas pela APEE, com o patrocínio da Junta de Freguesia de Arroios e da Gráfica Digital ARP.

collage jornal gazeta gafanhoto

Pode ver as edições da Gazeta do Gafanhoto aqui:

Atividades com as crianças na horta da escola

Muita gente desconhece um dos segredos mais bem guardados da escola Sampaio Garrido: a HORTA. Fechada por trás de um portão a que se acede por um dos pátios interiores, existe uma linda horta, com diversos canteiros e algumas árvores de fruto. Em tempos mais distantes, esta horta escolar chegou a ganhar um prémio, mas houve anos em que esteve um pouco ao abandono. No ano letivo de 2011/2012, a APEE decidiu limpar a horta e, com a colaboração de uma mãe, foram desenvolvidas atividades com as crianças. Já nos anos letivos de 2013/14 e 2014/15 foram também desenvolvidas atividades continuadas com duas turmas, em que as crianças aprenderam e colaboraram em todos os trabalhos, desde a limpeza do terreno e apanhar as ervas daninhas, a usar o contentor da compostagem, a plantar, semear, regar e, finalmente, colher os produtos hortícolas.

collage horta escola 2011_2015

Concurso das mascotes dos WC

Em 2014, a APEE organizou um concurso na escola, para escolher quatro mascotes dos WC, em que todos os alunos participaram. O objetivo era melhorar a utilização dos WC por parte das crianças, fazendo com que estas participassem na elaboração de uma “lista de regras” de utilização dos WC e desenhando as mascotes: Sr. Limpinho e Sra. Limpinha. As mascotes foram votadas, primeiro pelas crianças, dentro das salas de aula, e depois as finalistas foram escolhidas pelas auxiliares da escola. Finalmente foram elaborados 4 cartazes, um para cada WC, com uma mascote cada, e com as regras gerais de boa utilização.

collage SR LIMPINHO

Participação em festas e atividades da escola

Pelo menos desde 2012, que foram várias as festas na escola que a APEE organizou ou, em que colaborou e participou. Festas de final de ano letivo, festas de Natal, e outras. A APEE organizou festas, almoços e lanches, oferta de prendas de Natal para as crianças, e até ofereceu pinhatas para várias festas!

collage festas

Obras de conservação nas casas de banho, salas de aula, refeitório; Trabalhos de limpeza e preparação da horta

No ano letivo de 2011/2012, a APEE decidiu meter mãos à obra para tentar melhorar o estado de degradação em que se encontravam algumas das instalações da escola, nomeadamente nas casas de banho e no refeitório. Com colaboração de vários pais e mães, as casas de banho, o refeitório, e até algumas salas de aula, foram alvo de obras de conservação e ganharam uma nova e colorida face.

Também a horta foi alvo de limpezas e preparação do terreno através de uma brigada de voluntários que, de vassouras e enxadas em punho, prepararam os canteiros para as plantações e sementeiras.

Tanto as obras na escola como a limpeza de horta foram feitas graças à disponibilidade de diversos pais e mães que prescindiram do descanso domingueiro, em vários fins de semana, para ir ajudar a alindar a escola!

collage obras escola 2011_12Veja aqui o “filme” das obras – Antes, Durante e Depois: