A acontecer

Garridos a Ler – agora todos em casa

As escolas encerraram devido à pandemia do COVID-19 e as atividades foram canceladas / adiadas. Mas não vamos ficar parados! A APEE Sampaio Garrido adapta o projecto «Garridos a Ler» a um novo formato: desafiamos agora quem quiser partilhar uma leitura no site e no Facebook da APEE para que possa circular por todos os garridos «presos» em casa. Basta enviar um mail para apee.escola26@gmail.com com um vídeo da leitura, e os dados do livro para podermos partilhar tudo.

dinossaurio_belisario_1_1024_2500

Já temos a primeira história, lida pela mãe Andreia e pelo Fausto do 3º A, obrigada. Trata-se do livro “Dinossáurio Belisário” – de Pepe Cáccamo e Carles Arbat – Kalandraka. Podem assistir à leitura – aqui!

Esta história foi publicada no FB em 23-03-2020

A arvore da escola 200E temos a segunda história, contada pela mãe Susana Alves e pela Flor do 1ªA. O livro é  “A árvore da escola” de António Sandoval e Emilio Urberauga – Editorial Kalandraka. Podem assistir à leitura – aqui! 

Esta história foi publicada no FB em 24-03-2020

 

a grande fabrica de palavras 200A terceira história é do livro “A grande fábrica de palavras” de  Agnès de Lestrade e Valeria Docampo – editora Paleta de Letras. A história é contado pela mãe Adelaide e filmada pelo André do 4ºB. Podem assistir à leitura – aqui!

Esta história foi publicada no FB em 25-03-2020

 

presos ojChegou a quarta história: é contada pela Marta Macedo mãe da Rita 1°B e Miguel Kumar do 1ºA. O livro é o irresistível “Presos” de Oliver Jeffers, da editora Orfeu Negro. Podem assistir à leitura – aqui!

Esta história foi publicada no FB em 26-03-2020

 

O Menino que Gritou para DentroA quinta história é contada pela mãe Paula e pelo Tiago do 1ºB. O livro é “O menino que gritou para dentro” de Ana Ventura, com ilustrações de Alberto Faria, edição – Zero a Oito. Podem assistir à leitura – aqui!

Esta história foi publicada no FB em 27-03-2020

 

onde vivem os monstros

E eis que chega a sexta história, do livro é “Onde vivem os monstros” de Maurice Sendak – Editora: Kalandraka. Os leitores são a mãe Francesca e Gabriele do 1ºA. Podem assistir à leitura – aqui!

Esta história foi publicada no FB em 30-03-2020

 

Esta uma cobra na minha escolaA sétima história é brilhantemente contada pelo pai João Macdonald e pela filha Sofia do 1ºA. Trata-se do livro: “Está uma cobra na minha escola!” escrito por David Walliams e ilustrado por Tony Ross, da Porto Editora. Podem assistir à leitura – aqui!

Esta história foi partilhada no FB em 01-04-2020

 

Obrigado a todosOs garridos continuam a ler e a ouvir ler. A oitava história é “Obrigado a Todos“, um livro editado pela Planeta Tangerina com texto de Isabel Minhós Martins e ilustrações de Bernardo Carvalho. A história é contada pela Ana do 2ºA, com a participação da mana Ema, e com a ajuda da mãe Susana. Podem assistir à leitura – aqui!

Esta história foi publicada no FB em 03-04-2020

 

O-GrufalaoDesta vez, a Mãe Paola e a Anna do 1ºA contam-nos a história do Grufalão, a nona história deste projeto. Trata-se do livro  “O Grufalão” de Julia Donaldson e ilustrado por Axel Scheffler – da Jacarandá Editora. Podem assistir à leitura – aqui!

Esta história foi partilhada no FB em 08-04-2020

 

Pato-CoelhoA décima história é contada pela Isabel do 1º A e pela mãe Maria! Parece que não estão de acordo, as duas! A partir do livro “Pato! Coelho!” de Amy Krouse Rosenthal e Tom Lichtenheld, da Editorial Presença. Podem assistir à leitura – aqui!

Esta história foi publicada no FB em 11-04-2020

 

Lenga-LengasE para a décima primeira leitura, temos um par repetente. A Sofia do 1ºA e o pai João, desta vez contam lenga lengas tradicionais a partir do livro “Lenga Lengas” – recolha e seleção de Luísa Ducla Soares e ilustrações de Sofia Castro, editado pela Livros Horizonte. Podem assistir à leitura – aqui!

Esta história foi partilhada no FB em 12-04-2020

 

Chiu_temos um planoA mãe Paula e o Miguel do 1°B, contam-nos uma história na décima segunda leitura: “Chiu! Temos um Plano” é o livro escolhido. Escrito e ilustrado por Chris Haughton, este é um livro da coleção Orfeu Mini da Editora Orfeu Negro. Podem assistir à leitura – aqui!

Esta história foi partilhada no FB em 13-04-2020

 

ChegueiAtrasadoEscolaA décima terceira história é contada pela mãe Marta e pela Maria do 4ºB. Trata-se do livro “Cheguei atrasado à escola porque…” de Davide Cali e Benjamin Chaud, editado pela Orfeu Negro na coleção Orfeu Mini. Podem assistir à leitura – aqui!

Esta história foi publicada no FB em 15-04-2020


Garridos a Ler

A Associação de Pais e a Biblioteca da Sampaio Garrido associam-se num convite à leitura.

O projecto «Garridos a Ler» quer trazer mães, pais, avós, irmãos, tios ou amigos à Biblioteca para ler histórias a uma ou mais turmas.

O ponto de partida deste projecto deve ser um livro, já que o objectivo é promover os hábitos de leitura e o contacto com os livros. Quanto à leitura, deixamos à imaginação de quem quiser participar; podem preparar uma simples leitura e promover a discussão da história no final, encenar uma pequena peça, trazer materiais para trabalhar a história (cartazes, bonecos, fantoches, desenhos, pinturas…), podem vir sozinhos, aos pares, ou em trios. As sessões podem ser em português, ou na língua que melhor conhecerem; neste caso, talvez os filhos possam participar como tradutores. Estamos abertos a sugestões! Se há coisa que aprendemos nos livros, é que a imaginação não tem limites :)

As sessões serão às terças-feiras, das 10h às 11h, mas o horário pode ser ajustado.

Quanto à escolha do livro, deixamos ao vosso critério, mas há temas que podem ser mais pertinentes, consoante as idades e os anos que frequentarem as crianças. A Professora Isabel, da Biblioteca, pode, se precisarem, dar uma ajuda na escolha. Também podem pensar numa sessão subordinada a um tema mais genérico, relacionada com datas históricas ou acontecimentos marcantes da nossa/vossa cultura, por exemplo.

Para inscrições ou mais informações, basta enviar um mail para apee.escola26@gmail.com.

Os Garridos querem leitor@s!

Garridos a Ler           Garridos to Read


1ª sessão dos Garridos a Ler

Foi uma leitura? Não! Foi uma peça de teatro? Não! Foi uma leitura encenada! Correção: foram duas leituras encenadas pela autora (e mãe) Ana Ventura, nos dias 17 e 18 de fevereiro, na biblioteca da escola. A Biblioteca não parou, com várias sessões para as diferentes turmas. No dia 17 de fevereiro, os alunos do JI, do 1º e 2º anos assistiram à leitura encenada do livro “O Cato Quer Mimos”. E no dia 18, foi a vez dos alunos do 3º e 4º anos assistirem à leitura encenada da Lenda do Galo de Barcelos, do livro “Lendas Portuguesas Contadas de Novo”.

Foi uma animação, os alunos adoraram e também participaram! Esta foi a primeira sessão de “Garridos a Ler”, a iniciativa da Associação de Pais (APEE) e da Biblioteca da Escola Sampaio Garrido para dinamizar a biblioteca da escola com a colaboração dos pais / mães / EE.

collage o cato quer mimos 2020 02

APEE Biblioteca_cato quer mimos_2020_02_17

APEE Biblioteca_lenda encenada_2020_02_18  collage o galo de barcelos 2020 02