Já aconteceu

2016/12/16 -Natal com livros na escola

O Pai Natal esteve na escola no dia 16 de dezembro e distribuiu os livros que a APEE Sampaio  Garrido conseguiu angariar através das doações dos pais, de editoras e da JF Arroios. A APEE tinha pedido a colaboração de todos para que neste Natal todas as crianças da escola pudessem receber pelo menos um livro! E o objetivo foi conseguido e até mesmo superado! Sobraram livros que serão oferecidos às bibliotecas escolares da Sampaio Garrido e da Luísa de Gusmão.

No dia 16 de dezembro, último dia de aulas do 1º período, o Pai Natal e suas ajudantes da APEE apareceram no final da feira de trocas onde as crianças tinham estado a vender, comprar e trocar  brinquedos entre eles. O entusiasmo das crianças foi enorme e foi com grande alegria e confusão que o as prendas (livros) foram distribuídas.

collage natal 2016_1 collage Natal 2016_2

A APEE Sampaio Garrido agradece a todos os pais e mães que ofereceram livros e ainda à Junta de Freguesia de Arroios e à editora Livros Horizonte e à Editora Raíz, por se juntarem a esta iniciativa e terem oferecido dezenas de livros! E também um agradecimento especial ao Nuno e à Beatriz do “Laranja Limão” (pais da Filipa): pela ajuda, pela ideia do Pai Natal, pelos copos de plástico e pelas fotos!

Depois da distribuição de livros houve Lanche Partilhado, no refeitório da escola. Os pais e as mães tinham trazido muitos comes e bebes e foi um lanche animado e barulhento, como não podia deixar de ser!

collage Natal 2016_3

Esperamos que todos tenham tido umas boas férias, festejos variados e prendas divertidas. Votos de um bom ano 2017 a todos! :)


2016/06 – Pintura de azulejos pelos alunos da EB1 Sampaio Garrido

Durante o mês de junho, foi dinamizada pela mãe Isabel Fonseca, uma atividade da iniciativa da APEE em colaboração com a escola Sampaio Garrido: Pintura de azulejos. Esta atividade tem por objectivo a criação de um (ou mais) painel de  azulejos elaborado por todos os alunos da escola (cada aluno pintou um  azulejo). A atividade correu muito bem, e os azulejos ficaram bem bonitos, modernos e originais!

Esperamos que, depois das obras de remodelação da escola, este painel de azulejos possa ser colocado num lugar de merecido destaque.

collage atividade azulejos


2016/04/26 – Ruas do Bairro, Amigas da Criança e início do Pedibus

Pedibus teve início com cariz experimental no dia 26 de abril e foi colocado em prática a partir de maio, até ao final do ano letivo. Foram definidos 3 percursos experimentais, de acordo com as inscrições existentes de crianças e de pais/mães como voluntários. Esta atividade conta com cerca de 12 crianças participantes e 5 condutores voluntários e o feedback recebido pelos voluntários, pais e alunos desta escola foi muito favorável!

Esta é a imagem do Pedibus da Escola Sampaio Garrido que foi feita por uma ilustradora com base nas ideias e desenhos dos alunos do 1º e 2º ano.

Saiba mais sobre a atividade do Pedibus e sobre o projeto Ruas do Bairro, Amigas da Criança aqui!

Veja o filme-resumo do projeto que decorreu ao longo deste ano – aqui!


2016/04/06 – Ação de Formação sobre o Pedibus da APSI

pedibus

No dia 6 de abril, pelas 18h, realizou-se mais uma Ação de Formação para os encarregados de educação voluntários da Escola Sampaio Garrido, no âmbito da atividade do Pedibus. Foram discutidos alguns aspetos técnicos relativos ao Pedibus, tais como a definição dos trajetos e as regras dos voluntários desta atividade. Forma definidos 3 percursos experimentais, de acordo com as inscrições existentes de crianças e de pais/mães como voluntários.

Para que as crianças possam participar nesta atividade, é necessário que os encarregados de educação autorizem e preencham a Declaração de Participação de Alunos e enviem para a APSI. Consoante o local onde viva, inscreva as suas crianças no trajeto que mais se adequa à deslocação destas para a escola.  Por outro lado, se é encarregado de educação e se tem interesse em conduzir um PEDIBUS, até ao final do ano letivo e inclusive no próximo ano, os trajetos poderão ser alterados, com vista a exponenciar o maior número de crianças participantes nesta atividade.

O PEDIBUS terá um cariz experimental nos dias 26 e 27 de abril e será colocado em prática a partir de maio.

O Pedibus é a 2ª atividade do projeto Ruas do Bairro, Amigas da Criança, desenvolvido pela APSI (Associação para a Promoção da Segurança Infantil), em parceria com a ACA-M, o Agrupamento de Escolas Nuno Gonçalves e a APEE Sampaio Garrido e financiado pelo programa BIP/ZIP da CML.


2016/03/10 – Reunião sobre o Pedibus da APSI

Logo_RuasBairro_AmigasCrianca

No dia 10 de Março às 17h30 houve uma reunião na escola Sampaio Garrido para todos os pais e EE que tivessem interesse em participar e que queriam saber mais informações sobre o projeto “Ruas do Bairro, Amigas da Criança”, com especial enfoque para a atividade do PEDIBUS. O Pedibus, que terá início no 3º trimestre, é como um “autocarro humano” gratuito, emque as crianças, acompanhadas por um ou mais adultos (em sistema de rotatividade), caminham a pé de casa para a escola e vice-versa. Esta atividade é comparada a um autocarro uma vez que se percorre um circuito definido, parando em determinadas paragens onde se faz a recolha ou entrega das crianças e segundo um horário pré-estabelecido.


2016/02/03 – Conversa entre pais – Crescer não me muda só a mim: incertezas e desafios para os pais

         conversas entre pais Chao dandar_1_cartaz A4 corconversa entre pais 2016 02 03 r

A APEE e a Chão d ‘andar convidaram os pais e mães para uma conversa, no dia 03 de fevereiro, subordinada ao tema: Crescer, não me muda só a mim: incertezas e desafios para os pais. Com a participação do psicólogo Bruno Raposo Ferreira, este foi um encontro informal de partilha de informação, preocupações, soluções e experiências entre pais. As nossas crianças crescem, mudam, e nós crescemos e mudamos também com eles.

Falou-se sobre os nossos filhos, como mudaram os que agora estão no 1º ano e tiveram de se adaptar a uma nova realidade e a novos grupos. E também sobre como estão a mudar os que já são finalistas do 4º ano, e às vezes nos parecem tão crescidos, e nem os reconhecemos em algumas coisas, e ao mesmo tempo também são pequeninos ainda. E quando “ralhamos” com eles… e eles por vezes também já “ralham” connosco… será que com razão? E tantas outras coisas que surgiram na conversa. Muita coisa se partilhou. E muito nos rimos também, e rir é tão importante!

Obrigada a todos os pais e mães que apareceram e participaram nesta Conversa entre Pais.

E enquanto nós falávamos de coisas sérias e divertidas, as nossas crianças estiveram divertidamente atentas ao filme que passava na biblioteca da escola: Divertida-Mente.


2016/01/13 – Conversa sobre transporte de crianças

A APEE  Sampaio Garrido e a APSI convidaram os/as EE para uma conversa com os pais na escola, no passado dia 13 de janeiro, 4ª feira, sobre o tema: Conversa sobre o Transporte de Crianças.

Falou-se sobre prevenção de acidentes e promoção da segurança das crianças no ambiente rodoviário e sobre as deslocações diárias com crianças e jovens. Seja enquanto peão ou passageiro, são vários os cuidados que é necessário ter para evitar acidentes.

Foi uma conversa muito produtiva, em que todos participaram e partilharam preocupações e soluções possíveis.

logo 2016 01 13 conversa pais APSI


 2016/01/10 – Lanche dos Reis

No dia 10 de janeiro, juntámo-nos na escola para uma tarde diferente! Houve música, dança, desenhos, bolos, chá, sumos e muitos sorrisos. Obrigada a todos os que apareceram e ajudaram a fazer a festa. Assim que o tempo melhorar prometemos organizar outro encontro. Fiquem atentos!

collage lanche dos reis 2016