Notícias

Reembolso de livros de fichas de atividades

Reembolso de livros de fichas de atividades

Já é possível pedir o reembolso do dinheiro gasto com a aquisição das fichas de atividades deste ano letivo (1º ao 6º ano). Para isso, tem de se preencher um impresso da CML que podem solicitar a uma das assistentes operacionais da escola. O impresso pode ser entregue nos Serviços Administrativos da escola ou diretamente na EB1 Sampaio Garrido (que o fará chegar aos Serviços administrativos). Para além do impresso, é obrigatório entregar as faturas originais de aquisição dos livros, com o NIF do Agrupamento de Escolas Nuno Gonçalves: 600080110.

A data limite de entrega destes elementos é 31/01/2019.

Apresentação da escola “nova”

Apresentação da escola “nova”

Foi no passado dia 17 de Setembro que crianças e pais conheceram a “nova” Escola Básica Sampaio Garrido. Transformada e totalmente renovada, abriu as suas portas, acolhendo todos de forma calorosa. De manhã, foram recebidas as crianças do 1º ano e os respetivos encarregados de educação. À tarde, foi a vez das crianças e famílias dos restantes anos.

O entusiasmo e a curiosidade eram grandes! Através de uma visita guiada com a Coordenadora da escola (Cristina Pereira), foi possível conhecer a nova Sampaio Garrido. Com salas remodeladas, corredores e circulações facilitadas, um novo refeitório com cozinha, sala polivalente, e recreios renovados com novos equipamentos, todos ficaram muito surpreendidos, sendo evidente a alegria das nossas crianças.

Sendo um dia de festa, ainda houve oportunidade de assistir à apresentação de ginástica, que ganhou o prémio de mérito das Olisípiadas deste ano, orientada pela Professora Mercês Dias com várias crianças da escola, sendo servido um lanche no final do dia com a colaboração dos pais. De manhã tinham sido oferecidos gelados às crianças e aos pais pela Fábrica do Gelado.

Apesar de ainda estarem a ser ultimados alguns arranjos, a escola está de Parabéns pelos seus novos e reabilitados espaços, que muito agradaram às crianças e pais.

Desejamos a todas as crianças e professores um bom ano letivo, com a certeza de que esta requalificação marcará de forma positiva quer as crianças de agora quer as próximas gerações.

collage inaugura SG 2018_09_17

Já está em pleno a renovada Escola Sampaio Garrido

Já está em pleno a renovada Escola Sampaio Garrido

A cerimónia inaugural da Escola Básica Sampaio Garrido, na Praça das Novas Nações (Bairro das Colónias), decorreu no dia 28 de setembro, já com as aulas em pleno funcionamento. A escola, que esteve encerrada para obras durante dois anos letivos (e temporariamente deslocada para a vizinha Escola Secundária Luísa de Gusmão), foi sujeita a profundas obras de reabilitação e modernização, num investimento que atingiu os 1,4 milhões de euros.

“Entregamos hoje aquilo que nos comprometemos fazer”, declarou o presidente da Câmara, Fernando Medina. O autarca salientou ser esta “uma escola muito especial, pela diversidade cultural e social dos seus alunos, de 17 diferentes nacionalidades”, sendo “uma escola pública inclusiva e de qualidade, integrando alunos que, nalguns casos, não conhecem a nossa língua, e ajudando a integrar também os pais”.

Pode ler mais sobre esta notícia da CML, e ver fotografias – aqui!

 

Início das atividades letivas na EB1 Sampaio Garrido

Início das atividades letivas na EB1 Sampaio Garrido

É oficial! A Escola Sampaio Garrido reabre a 17 de setembro. A coordenação enviou convite para pais e alunos. Vamos todos conhecer a escola (re)nova(da)!

abertura da escola

Entretanto, as listas atualizadas das turmas e os horários respetivos serão afixados no próximo dia 13 de setembro, 5ª feira, no turno da tarde.
A receção dos alunos da Escola Sampaio Garrido será no dia 17 de setembro, 2ª feira, conforme horário específico, na própria escola Sampaio Garrido (completamente renovada). Os alunos do 1º ano e seus EE terão a receção da parte da manhã, enquanto que os alunos dos 2º, 3º e 4º anos terão a sua receção da parte da tarde.
No dia 18 de Setembro, 3ª feira, os alunos cumprirão o seu horário escolar normal.

Podem conferir tudo nos documentos que chegaram do Agrupamento de Escolas de Nuno Gonçalves:

Novo ano lectivo arranca… O que muda?

Novo ano lectivo arranca… O que muda?

Entre dia 12 e 17 de setembro os alunos das escolas públicas voltam às aulas. Será um ano lectivo de adaptação ao paradigma da escola inclusiva e em que mais turmas terão currículos flexíveis. O que há então de novo? Em síntese, as seis maiores mudanças:

  1. Este ano lectivo, os manuais escolares são gratuitos para os alunos das escolas públicas do 1.º ao 6.º ano. Os livros – novos e usados – são distribuídos após pedido na plataforma Mega – Manuais Escolares Gratuitos.
  2. Educação especial passa a educação inclusiva. Esta mudança implica sobretudo “alterações de mentalidade”. Em causa está a entrada em vigor do novo regime legal para a educação inclusiva, que substituiu em Julho a lei da educação especial.
  3. Flexibilidade curricular alargada a todas as escolas. (…) Agora, todas as escolas públicas podem gozar da autonomia pedagógica dada pelo Ministério da Educação, podendo decidir o que fazem com até 25% da carga horária lectiva. As escolas podem decidir não mudar nada nos seus currículos ou, pelo contrário, aplicar novos métodos de ensino, juntar blocos de tempos para dedicar a projectos específicos e, inclusive, criar novas disciplinas.
  4. Turmas estão mais pequenas. As turmas do 1.º ciclo voltam a ter no máximo 24 alunos e as dos 2.º e 3.º ciclos podem ir até aos 28.
  5. Educação Física volta a contar para a média. Entre as mudanças nos currículos escolares a mais significativa é o regresso da disciplina de Educação Física para efeitos de cálculo da média no secundário e para acesso ao ensino superior. Há também três novas disciplinas: Complemento à Educação Artística no 5.º e 6.º anos; Cidadania e Desenvolvimento e Tecnologias de Informação e Comunicação, no 2.º e 3.º ciclos.
  6. Novas regras acabam com moradas falsas. Neste novo ano lectivo as famílias sujeitaram-se a novas regras nas matrículas, com vista a impedir o recurso a moradas falsas. O controlo das moradas tornou-se mais apertado e a prioridade na distribuição das vagas é agora dada aos alunos de meios carenciados.

Pode ler esta notícia, mais desenvolvida – aqui!

Manuais escolares e fichas de apoio gratuitos

Manuais escolares e fichas de apoio gratuitos

Os Manuais Escolares no ano letivo 2018/2019 serão gratuitos para todos os alunos do 1º ao 12º ano que frequentam as escolas da rede pública de Lisboa. A CML garante a gratuitidade dos manuais do 3º ciclo e do ensino secundário e o Ministério da Educação garante os do 1º e 2º ciclos.

Para beneficiar da entrega gratuita de manuais escolares os encarregados de educação de todos os alunos (os que têm direito a ação social escolar e os que não têm) terão de registar-se na plataforma online do Ministério da Educação, “Mega – Manuais Escolares Gratuitos” (https://manuaisescolares.pt/) ou na App móvel “Edu Rede Escolar”.

Após o registo, terão que aguardar indicações para poderem imprimir os vouchers ou apresentá-los em formato digital e levantá-los nas livrarias aderentes ou na escola, dependendo da indicação que constar no cupão. Em caso de dúvida, deverá esclarecê-la através do email suporte@manuaisescolares.pt

Os manuais escolares são atribuídos pelas seguintes Entidades:

1º, 2º, 3º e 4º anos (1º ciclo); 5º e 6º anos (2º ciclo): Ministério da Educação.

7º, 8º e 9º anos (3º ciclo); 10º, 11º e 12º anos (secundário): Câmara Municipal de Lisboa.

As Fichas de Apoio/Caderno de Atividades serão gratuitas para os alunos do 1º ao 6º anos que frequentam a rede escolar pública da cidade de Lisboa. Esta gratuitidade inclui todos os alunos, quer sejam abrangidos pela ação social escolar ou não.

1º e 2º ciclos:

Os encarregados de educação deverão sempre dirigir-se à escola sede do Agrupamento para saber qual o procedimento adotado:

– Se for a escola a adquirir as fichas, deverão seguir as indicações do estabelecimento de ensino;

– Se a escola não as adquirir, o encarregado de educação terá que proceder à sua compra numa livraria e pedir a fatura em nome do agrupamento com respetivo NIF. Posteriormente deverá ser preenchido o formulário na escola.

Em caso de dúvida, deverá esclarecê-la através da escola sede do Agrupamento ou do próprio Estabelecimento no caso de ser uma escola não agrupada.

3º ciclo e secundário:

7º, 8º e 9º, 10º, 11º e 12º anos: a aquisição e respetivo pagamento fica a cargo do encarregado de educação, não existindo reembolso da despesa por parte da CML.

 Pode consultar as perguntas frequentes e respostas aqui:

A escola reabre em setembro

A escola reabre em setembro

As obras de remodelação das instalações da Escola Sampaio Garrido estão praticamente concluídas. Segundo as últimas informações, tudo indica que a escola vá mesmo reabrir em setembro e que o início das atividades letivas se dê já na escola renovada. 😊 São excelentes notícias para toda a comunidade escolar. Estamos todos desejosos de ver as renovadas instalações da EB1 Sampaio Garrido. A APEE Sampaio Garrido deseja um ótimo início de ano letivo para todos.

collage obras SG maio 2018

EB1 Sampaio Garrido ganha prémio nas Olisipíadas 2018

EB1 Sampaio Garrido ganha prémio nas Olisipíadas 2018

No passado dia 29 de Junho a nossa escola foi distinguida com o prémio de “Escola de Mérito” pela participação nas Olisipíadas. Parabéns a todos os intervenientes. Alguns alunos foram até aos Paços do Concelho da CML receber o prémio, em representação da Escola Sampaio Garrido, acompanhados pelas Professoras Cristina Pereira e Mercês Dias.

collage olissipiadas premio 2018

Espetáculo Surpresa na escola

Espetáculo Surpresa na escola

Foi no passado dia 12 de Junho que as crianças da EB1 Sampaio Garrido realizaram uma apresentação para as famílias, assinalando o final de ano letivo.

Com uma série de exibições, mostraram com alegria e empenho, algumas das suas habilidades, talentos e competências. Para nós, pais e familiares, foi com muito agrado e surpresa que assistimos ao desempenho de todos.

Queremos por isso, dar os Parabéns às nossas crianças e aos professores envolvidos, pelo excelente trabalho, agradecendo desde já, a iniciativa e esforço investido.

collage festa junho 2018_1

collage festa junho 2018_2

Crianças da escola na Gala do Centenário do LGC

Crianças da escola na Gala do Centenário do LGC

No passado dia 26 de Maio tivemos o prazer de assistir a uma exibição de algumas das nossas crianças da Sampaio Garrido na Gala do Centenário do Lisboa Ginásio Clube. Parabéns às nossas crianças que em apenas 5 sessões conseguiram memorizar e apresentar a coreografia graças aos professores Mercês Dias e Pedro Almeida, parabéns aos dois.

Gala LGC_not 2