Notícias

Próximas Palestras para Pais e Filhos na Sampaio Garrido

Próximas Palestras para Pais e Filhos na Sampaio Garrido

As próximas palestras para pais e filhos, organizadas pela APEE, vão acontecer a 22 de maio e a 5 de junho. As palestras realizam-se ao fim da tarde, na biblioteca da escola, e são dinamizadas por especialistas, que pertencem à comunidade escolar e se voluntariaram para partilhar os seus conhecimentos.

A entrada é livre, basta aparecer! Passem a palavra e marquem na agenda:

22 de Maio, quarta-feira, 17h30
112, Ti-nó-Ni! – Como pedir ajuda em caso de emergência: o ABC principal
Pediatra Filipa Marques Bispo

5 de Junho, quarta-feira, 17h30
O que fizeste hoje? – Como conversar com o seu filho sobre a escola? A importância das perguntas certas e como conhecer e identificar emoções
Psicóloga Educacional Joana do Mar

Matrículas para o pré-escolar e para o 1º ano

Matrículas para o pré-escolar e para o 1º ano

As matrículas das crianças para o Pré-escolar e para o 1º ano de escolaridade decorrem de 15 de abril a 15 de Junho. O pedido de matrícula deve ser apresentado, preferencialmente, via internet na aplicação informática disponível no Portal das Matrículas, com o recurso à autenticação através de cartão de cidadão:

https://portaldasmatriculas.edu.gov.pt

Não sendo possível proceder ao pedido de matrícula via internet, o mesmo deve ser apresentado presencialmente nos Serviços de Administração Escolar do Agrupamento do estabelecimento de educação e de ensino da área da residência do aluno, independentemente das preferências manifestadas para a frequência, procedendo esses serviços ao registo eletrónico da matrícula na aplicação informática referida no número anterior ou noutra indicada pelo Ministério da Educação.

A informação disponível até ao momento, por parte da CML sobre o número de salas a abrir no AENG no próximo ano letivo, é a seguinte:

Educação Pré-escolar:

EB1 Sampaio Garrido – 1 sala / JI da Pena – 4 salas / EB1 Arquiteto Victor Palla – 3 salas

1º Ciclo – 1º ano:

EB1 Sampaio Garrido – 2 salas / EB1 nº 1 –  1 sala / EB1 Natália Correia – 1 sala / EB1 Arquiteto Victor Palla – 3 salas

Podem consultar informação mais detalhada sobre as matrículas, incluindo as prioridades para entrada, nos documentos disponíveis na página do AENG (Agrupamento de Escolas Nuno Gonçalves):

Primeiras Palestras para Pais e Filhos na Sampaio Garrido

Primeiras Palestras para Pais e Filhos na Sampaio Garrido

Lançamos, com muito prazer, o primeiro ciclo de palestras interactivas para pais e filhos, organizado pela APEE. A programação foi escolhida a partir dos resultados do inquérito feito aos pais em Fevereiro. Obrigado a quem participou!

As palestras realizam-se ao fim da tarde, na biblioteca da escola, e são dinamizadas por especialistas, que pertencem à comunidade da escola e se voluntariaram para partilhar os seus conhecimentos.

A entrada é livre, basta aparecer! Passem a palavra e marquem na agenda:

5 de Abril, sexta-feira, 17h30
O TPC Divertido – Como apoiar os estudos do seu filho sem ser chato
Professor Alberto Gois

Data a marcar em Maio, 17h30
112, Ti-nó-Ni! – Como pedir ajuda em caso de emergência: o ABC principal
Pediatra Filipa C. Marques

5 de Junho, quarta-feira, 17h30
O que fizeste hoje? – Como conversar com o seu filho sobre a escola? A importância das perguntas certas e como conhecer e identificar emoções
Psicóloga Educacional Joana do Mar

Palestras para pais e filhos / Talks for parents and children

Palestras para pais e filhos / Talks for parents and children

Durante a Primavera de 2019, a Associação de Pais e Encarregados de Educação (APEE) da Escola Básica Sampaio Garrido pretende realizar um ciclo de palestras interactivas para pais e filhos.

As palestras serão realizadas ao fim da tarde, na biblioteca da escola, e serão dinamizadas por especialistas voluntários, que pertencem à comunidade da escola (médicos, psicólogos, artistas, professores, etc.). Os temas serão os mais variados e estarão ligados à educação, ao desenvolvimento e à saúde.

Gostaríamos de definir um programa que reflicta os temas de maior interesse da comunidade escolar e, para isso, precisamos do seu contributo. Pedimos um pouco do seu tempo para responder a este questionário online. Não é obrigatório identificar-se.

Por favor, clique aqui

The APEE would like to schedule a program of talks for parents and children in the Spring of 2019. We would like you to participate and help us put together the program that best reflects the issues that are pressing and more interesting for our community. For that, please take part in this online survey until the 4th of February.

The talks will have place at the school library in the evenings. All speakers will volunteer to do the talks. We’ll have doctors, artists or professors from the school community sharing their knowledge and skills.

Magusto na Sampaio Garrido

Magusto na Sampaio Garrido

No dia 12 de Novembro foi celebrado o S. Martinho na Sampaio Garrido.

Com a colaboração das famílias, que levaram castanhas, a escola ofereceu uma tarde de magusto às crianças e encarregados de educação.

Apesar de muitos pais não poderem estar presentes, as crianças encheram o parque em frente à escola, degustando castanhas e divertindo-se entre risos e brincadeiras.

Foi um momento descontraído e de festa entre crianças, famílias e professores.

 On November 12, S. Martinho was celebrated at Sampaio Garrido.
With the help of the children’s families, who brought chestnuts, the school offered an afternoon of “magusto” to the children and parents.
Although many parents couldn’t be present, the children filled the park in front of the school, tasting chestnuts, and amused themselves, laughing and joking.
It was a relaxed and festive moment among children, families and teachers.

Reembolso de livros de fichas de atividades

Reembolso de livros de fichas de atividades

Já é possível pedir o reembolso do dinheiro gasto com a aquisição das fichas de atividades deste ano letivo (1º ao 6º ano). Para isso, tem de se preencher um impresso da CML que podem solicitar a uma das assistentes operacionais da escola. O impresso pode ser entregue nos Serviços Administrativos da escola ou diretamente na EB1 Sampaio Garrido (que o fará chegar aos Serviços administrativos). Para além do impresso, é obrigatório entregar as faturas originais de aquisição dos livros, com o NIF do Agrupamento de Escolas Nuno Gonçalves: 600080110.

A data limite de entrega destes elementos é 31/01/2019.

Apresentação da escola “nova”

Apresentação da escola “nova”

Foi no passado dia 17 de Setembro que crianças e pais conheceram a “nova” Escola Básica Sampaio Garrido. Transformada e totalmente renovada, abriu as suas portas, acolhendo todos de forma calorosa. De manhã, foram recebidas as crianças do 1º ano e os respetivos encarregados de educação. À tarde, foi a vez das crianças e famílias dos restantes anos.

O entusiasmo e a curiosidade eram grandes! Através de uma visita guiada com a Coordenadora da escola (Cristina Pereira), foi possível conhecer a nova Sampaio Garrido. Com salas remodeladas, corredores e circulações facilitadas, um novo refeitório com cozinha, sala polivalente, e recreios renovados com novos equipamentos, todos ficaram muito surpreendidos, sendo evidente a alegria das nossas crianças.

Sendo um dia de festa, ainda houve oportunidade de assistir à apresentação de ginástica, que ganhou o prémio de mérito das Olisípiadas deste ano, orientada pela Professora Mercês Dias com várias crianças da escola, sendo servido um lanche no final do dia com a colaboração dos pais. De manhã tinham sido oferecidos gelados às crianças e aos pais pela Fábrica do Gelado.

Apesar de ainda estarem a ser ultimados alguns arranjos, a escola está de Parabéns pelos seus novos e reabilitados espaços, que muito agradaram às crianças e pais.

Desejamos a todas as crianças e professores um bom ano letivo, com a certeza de que esta requalificação marcará de forma positiva quer as crianças de agora quer as próximas gerações.

collage inaugura SG 2018_09_17

Já está em pleno a renovada Escola Sampaio Garrido

Já está em pleno a renovada Escola Sampaio Garrido

A cerimónia inaugural da Escola Básica Sampaio Garrido, na Praça das Novas Nações (Bairro das Colónias), decorreu no dia 28 de setembro, já com as aulas em pleno funcionamento. A escola, que esteve encerrada para obras durante dois anos letivos (e temporariamente deslocada para a vizinha Escola Secundária Luísa de Gusmão), foi sujeita a profundas obras de reabilitação e modernização, num investimento que atingiu os 1,4 milhões de euros.

“Entregamos hoje aquilo que nos comprometemos fazer”, declarou o presidente da Câmara, Fernando Medina. O autarca salientou ser esta “uma escola muito especial, pela diversidade cultural e social dos seus alunos, de 17 diferentes nacionalidades”, sendo “uma escola pública inclusiva e de qualidade, integrando alunos que, nalguns casos, não conhecem a nossa língua, e ajudando a integrar também os pais”.

Pode ler mais sobre esta notícia da CML, e ver fotografias – aqui!

 

Início das atividades letivas na EB1 Sampaio Garrido

Início das atividades letivas na EB1 Sampaio Garrido

É oficial! A Escola Sampaio Garrido reabre a 17 de setembro. A coordenação enviou convite para pais e alunos. Vamos todos conhecer a escola (re)nova(da)!

abertura da escola

Entretanto, as listas atualizadas das turmas e os horários respetivos serão afixados no próximo dia 13 de setembro, 5ª feira, no turno da tarde.
A receção dos alunos da Escola Sampaio Garrido será no dia 17 de setembro, 2ª feira, conforme horário específico, na própria escola Sampaio Garrido (completamente renovada). Os alunos do 1º ano e seus EE terão a receção da parte da manhã, enquanto que os alunos dos 2º, 3º e 4º anos terão a sua receção da parte da tarde.
No dia 18 de Setembro, 3ª feira, os alunos cumprirão o seu horário escolar normal.

Podem conferir tudo nos documentos que chegaram do Agrupamento de Escolas de Nuno Gonçalves:

Novo ano lectivo arranca… O que muda?

Novo ano lectivo arranca… O que muda?

Entre dia 12 e 17 de setembro os alunos das escolas públicas voltam às aulas. Será um ano lectivo de adaptação ao paradigma da escola inclusiva e em que mais turmas terão currículos flexíveis. O que há então de novo? Em síntese, as seis maiores mudanças:

  1. Este ano lectivo, os manuais escolares são gratuitos para os alunos das escolas públicas do 1.º ao 6.º ano. Os livros – novos e usados – são distribuídos após pedido na plataforma Mega – Manuais Escolares Gratuitos.
  2. Educação especial passa a educação inclusiva. Esta mudança implica sobretudo “alterações de mentalidade”. Em causa está a entrada em vigor do novo regime legal para a educação inclusiva, que substituiu em Julho a lei da educação especial.
  3. Flexibilidade curricular alargada a todas as escolas. (…) Agora, todas as escolas públicas podem gozar da autonomia pedagógica dada pelo Ministério da Educação, podendo decidir o que fazem com até 25% da carga horária lectiva. As escolas podem decidir não mudar nada nos seus currículos ou, pelo contrário, aplicar novos métodos de ensino, juntar blocos de tempos para dedicar a projectos específicos e, inclusive, criar novas disciplinas.
  4. Turmas estão mais pequenas. As turmas do 1.º ciclo voltam a ter no máximo 24 alunos e as dos 2.º e 3.º ciclos podem ir até aos 28.
  5. Educação Física volta a contar para a média. Entre as mudanças nos currículos escolares a mais significativa é o regresso da disciplina de Educação Física para efeitos de cálculo da média no secundário e para acesso ao ensino superior. Há também três novas disciplinas: Complemento à Educação Artística no 5.º e 6.º anos; Cidadania e Desenvolvimento e Tecnologias de Informação e Comunicação, no 2.º e 3.º ciclos.
  6. Novas regras acabam com moradas falsas. Neste novo ano lectivo as famílias sujeitaram-se a novas regras nas matrículas, com vista a impedir o recurso a moradas falsas. O controlo das moradas tornou-se mais apertado e a prioridade na distribuição das vagas é agora dada aos alunos de meios carenciados.

Pode ler esta notícia, mais desenvolvida – aqui!