Notícias

Eleição dos Orgãos Sociais da APEE Sampaio Garrido

Eleição dos Orgãos Sociais da APEE Sampaio Garrido

A APEE Sampaio Garrido reuniu em  Assembleia Geral e Eleitoral no dia 17 de outubro. Foram aprovados os novos estatutos da APEE e eleitos os Orgãos Sociais para o ano letivo 2017/2018.

A Direção é composta pelos seguintes nomes: Paula Estêvão (Presidente), Rita Bragadesto (Vice-Presidente), Sandra Medeiros (Tesoureiro), Adelaide Trigo de Sousa (Secretário), Carla Ferreira Gomes (Vogal) e Sílvia Felix David (Vogal).

A Mesa da Assembleia Geral é composta pelos seguintes nomes: Susana Fernandes (Presidente), Isabel Polónio (Vice-Presidente) e Anabela Correia (Secretário). O Conselho Fiscal é composto pelos seguintes nomes: Catarina Marques Guerreiro (Presidente), Maeche Chimanlal (Vice-Presidente) e Mercês Dias (Vogal).

Alunos derraparam nas provas de aferição

Alunos derraparam nas provas de aferição

Um susto. É esta a leitura que, em síntese, se pode fazer dos resultados das provas de aferição do ensino básico em disciplinas que até agora não tinham sido submetidas a avaliação externa. Ou seja, delas só se sabia quais as notas dadas nas escolas pelos professores.

(…) na prova de Matemática que os alunos do 2.º ano (7/8 anos de idade) realizaram, o seu desempenho foi bastante superior aos seus colegas do 5.º ano.

Os alunos do 2.º ano tiveram também este ano, pela primeira vez, provas nas áreas das Expressões Artísticas e Físico-Motoras. Na primeira área revelaram maiores dificuldades da Educação Musical (38,3% de desempenhos negativos), na segunda o mesmo se passou quando se tratou de ver como lidavam com jogos infantis (33,8% de desempenhos negativos). Nos outros domínios abordados nas provas de Expressões, mais de 80% dos alunos do 2.º ano conseguiram desempenhos dentro do esperado, frisa o Iave.

Veja mais detalhes da notícia – aqui!

Veja os resultados nacionais das provas de aferição, 2017 – aqui!

Veja as Medidas a implementar e desenvolver, face aos resultados das provas – aqui!

Oferta de material escolar à EB1 Sampaio Garrido

Oferta de material escolar à EB1 Sampaio Garrido

A Junta de Freguesia de Arroios ofereceu mais uma vez material escolar a todas as crianças que frequentam o 1º ciclo em escolas públicas da freguesia. Mochila, estojo, canetas, lápis e cadernos são alguns dos itens que compõem esta oferta de material. Foram contemplados os alunos das três escolas básicas de 1.º ciclo da freguesia: EB1 Sampaio Garrido, EB1 N.º 1 de Lisboa e EB1 O Leão de Arroios.

Pode ver a reportagem da TV Arroios sobre a entrega de material à  EB1 O Leão de Arroios e EB1 Sampaio Garrido aqui!

Início do ano letivo 2017/18

Início do ano letivo 2017/18

Está quase! As aulas na EB1 Sampaio Garrido terão início a 13 de setembro (4ª feira), para todos os anos, na Escola D. Luísa de Gusmão. No dia 12 (3ª feira), haverá receção aos alunos do 1º ano, às 10h, e reunião dos Encarregados de Educação do 1º ano com o professor de turma e a coordenadora da escola. Nesse dia, a saída dos alunos e EE do 1º ano está prevista para as 12h.

As reuniões entre os EE  e os respetivos professores de turma estão previstas para a semana seguinte. Irá informação para casa na caderneta.

 

Planificação das AEC para 2017/18

Planificação das AEC para 2017/18

O Diretor-geral da Educação quer que se salvaguardem as brincadeiras das crianças e que se saia da sala de aula na planificação das Atividades de Enriquecimento Curricular para o próximo ano letivo. O responsável quer evitar que o período curricular estique e a excessiva escolarização dessas atividades.

Numa carta enviada aos diretores das escolas e aos presidentes das câmaras municipais, das juntas de freguesias, das associações de pais e de instituições particulares de solidariedade social, o diretor-geral da Educação, José Duarte Pedroso, quer que no planeamento das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) para o ano letivo 2017/2018 sejam tidos em consideração vários pontos importantes. Desde logo, que se salvaguarde o tempo de recreio necessário para as brincadeiras livres das crianças.

O responsável chama a atenção para mais aspetos. Eliminar o agendamento de trabalhos de casa, que não se esqueça o carácter lúdico das AEC que se devem orientar para o desenvolvimento da criatividade e das expressões dos mais novos, que se utilizem espaços, materiais, contextos e outros recursos educativos diversificados de forma a evitar a permanência nas salas de aula. O diretor-geral recorda ainda que é preciso garantir os apoios necessários para que todos os alunos, sem exceção, possam participar nas atividades, independentemente das suas capacidades e condições de saúde, e, por outro lado, que todas as componentes do 1.º ciclo sejam abordadas pelo professor da turma durante o período curricular.

Pode ler mais sobre esta notícia – aqui!

Pode ler a carta enviada pelo Diretor-geral da Educação – aqui!

Mais tempo de recreio

Mais tempo de recreio

Os alunos do 1.º ciclo vão beneficiar de mais meia hora de intervalo por dia, já a partir de Setembro. Como o intervalo da manhã vai passar a integrar o tempo letivo do professor, isso implica redesenhar os horários escolares. Com esta alteração, os alunos no 1.º ciclo passam a dispor de menos tempo de permanência na sala de aula e a mais tempo de recreio. A medida está prevista para entrar em vigor já no próximo ano letivo.

Os professores têm de lecionar cinco horas letivas por dia e este período de trinta minutos fará parte desse horário – que contempla as aulas, o apoio ao estudo e, agora, o intervalo. Esta informação já consta na circular da Direção-Geral de Educação, que chegou às escolas no final de junho.

A reorganização dos horários do 1.º ciclo cabe agora aos agrupamentos, que terão, na prática, duas opções: podem decidir atrasar o início das aulas meia hora (9h30 ao invés de 9h00) ou terminá-las mais cedo (15h30 em vez de 16h00). Outra alternativa é alargar o horário de almoço de 1h30 para 2h00.

Pode ler mais sobre esta notícia – aqui!

Foi assim o dia da criança da EB1 Sampaio Garrido

Foi assim o dia da criança da EB1 Sampaio Garrido

Os alunos da EB1 Sampaio Garrido estiveram na Alameda D. Afonso Henriques, no dia 1 de junho, a festejar o Dia Mundial da Criança. Logo pelas 10h00 da manhã, os alunos desta escola participaram na festa com uma atuação. Cantaram o Hino da Limpeza, composto por eles no âmbito do Projeto Cri.Ar. A letra do hino da Limpeza cantado pelos alunos da EB1 Sampaio Garrido foi a seguinte:

Vamos contar a história de um menino sonhador / Ele queria o lixo todo dentro do contentor

Sonhava poder viver livre de sujidade / E todos ajudavam na limpeza da cidade

(Refrão)

E assim começou a cantar e a “rapar”:  / – A melhor forma de ajudar / É tentar não sujar, é tentar não sujar

Depois da atuação, as crianças participaram em diversas atividades na festa da Alameda, organizada pela JF Arroios, onde havia insufláveis, pinturas faciais e muitas outras atividades divertidas que   animaram o Dia Mundial da Criança.

http://apee.sampaiogarrido.com/wp-content/uploads/2015/11/collage-dia-crianca-2.jpg

collage dia crianca 1

Como explicar o terrorismo às crianças?

Como explicar o terrorismo às crianças?

Mais um atentado terrorista, (…) que se soma a muitos outros nos últimos meses mas este com uma particularidade que o distingue dos demais: desta vez o alvo foram sobretudo crianças (e os pais que as acompanhavam).

Por isso, e pelo facto de o atentado ter ocorrido no final de um concerto de um dos ídolos pop das crianças e jovens, faz com que, provavelmente, as crianças e adolescentes se sintam mais identificadas e estejam mais sensíveis a estas notícias. É também natural que as dúvidas e perguntas em torno deste atentado e vindas desta faixa etária surjam com mais expressão.

A pensar nisso, (…) o Observador falou com quatro psicólogas e um pedopsiquiatra para ajudar a encontrar respostas para algumas das questões que possam estar a surgir neste momento.

Veja mais detalhes do artigo – aqui.

Vereador do desporto visita Escola Sampaio Garrido

Vereador do desporto visita Escola Sampaio Garrido

No dia 17 de maio a Escola Sampaio Garrido recebeu a visita do vereador do desporto Jorge Máximo. O vereador veio fazer a entrega simbólica dos prémios de mérito às escolas que venceram no ano passado nas Olissipíadas. Diverso equipamento desportivo foi oferecido: trampolim e colchão, mesa e raquetes e bolas de ténis de mesa, mesa de xadrez e relógio de provas. O vereador fez a apologia do projeto das Olisipíadas e elogiou a forma entusiástica como as crianças têm aderido a esta iniciativa da CML.

Um grupo de alunos ginastas da Sampaio Garrido fez a apresentação da sua coreografia. Esta foi uma forma de agradecimento pelos prémios oferecidos a esta escola no âmbito da participação nas Olissipíadas de 2016.

Veja a notícia que passou na TV Arroios – aqui!

Sarau da Escola Secundária D. Luísa de Gusmão

Sarau da Escola Secundária D. Luísa de Gusmão

No dia 10 de maio, o Mercado de Culturas da JF Arroios recebeu o Sarau da Escola Secundária D. Luísa de Gusmão. Este sarau esteve inserido no 2º dia não  letivo da escola e pretendeu reunir a comunidade escolar e dar a conhecer a variedade de atividades físicas que a instituição de ensino desenvolve ao longo do ano letivo.

Um grupo de alunos da Sampaio Garrido (ginastas das Olissipíadas) participou também neste sarau. Pode ver as fotos – aqui! E pode ainda ver a notícia da Arroios TV sobre o sarau – aqui!