Pais de Primeira Viagem – Actualização 11/09

Pais de Primeira Viagem – Actualização 11/09

Caríssimos novos pais e mães da Sampaio, bem-vindos!

Aqui na APEE ainda nos lembramos bem de como foram os primeiros dias na Sampaio; dúvidas de sobra e nós na barriga.

Quanto aos nós na barriga, podemos apenas repetir o que tantas vezes ouvimos: nós ficamos mais nervosos do que eles, que se adaptam num instantinho.

As dúvidas, este ano são mais que muitas, e por enquanto ainda há poucas respostas, mas vamos partilhando convosco o que sabemos, numa lista que tentaremos que cresça também com o vosso contributo.

A Sampaio Garrido tem oito turmas de 1.º ciclo a funcionar (entre 20 e 26 alunos cada), e mais uma turma de Jardim de Infância. As salas estão distribuídas por dois andares e a escola tem agora cinco espaços ao ar livre que serão usados como recreio: o recreio do Labirinto, o Recreio do Brinquedo, o Pátio de Cima, o Campo de Jogos e a Horta. Existe também uma biblioteca escolar e um refeitório (as refeições são confeccionadas na escola) que fica paredes meias com o ginásio (estas paredes meias são amovíveis, tornando possível transformar o espaço numa grande sala para realização de actividades/convívio). Este ano, o ginásio não vai poder ser utilizado, e o espaço vai ser aproveitado para alargar o refeitório, facilitando o distanciamento exigido pelas novas medidas de contingência.

Calendário Escolar 2020-21

O JI e os alunos de 1.º ano terão uma sessão de apresentação de uma hora na quarta-feira, 16 de Setembro; cada turma num horário diferente (ver aqui). Para estes anos, as actividades lectivas começam no dia seguinte, 17 de Setembro, de acordo com o horário mais abaixo.

Devido às restrições de higiene e segurança, este ano não são permitidas entradas de adultos externos à escola, pelo que os pais não poderão acompanhar as crianças no primeiro dia, nem conhecer a escola. Esta é uma experiência que pode causar alguma ansiedade às crianças, e também aos pais. No entanto, a equipa da Sampaio vai seguramente fazer tudo para tornar esta uma experiência agradável para as nossas crianças.

Como mães e pais, podemos contribuir para que este primeiro momento seja tranquilo e positivo. Aqui ficam algumas dicas:

DICAS PARA O PRIMEIRO DIA

– Preparem-se mentalmente – pais e mães tranquilos serão a maior ajuda para os filhos – e também às crianças com naturalidade. Se tiverem oportunidade, passem pela escola nos dias anteriores e mostrem o portão por onde vão entrar (o portão central).

– Expliquem-lhes que terão de entrar sem os pais, mas que terão todo o apoio de que necessitam na escola. Uma vez lá dentro, terão de desinfectar as mãos e os sapatos, nuns tapetes especiais. Serão recebidos pelo novo professor, que estará curioso por conhecer os novos alunos. Quando estiverem todos, vão subir as escadas, entrar numas portas de vidro e virar à direita (1º A e 1.º B) ou à esquerda (JI). Vão seguir por um corredor com chão azul, igual à cor do mar, e encontrar uma sala ampla, cheia de mesas e cadeiras, com janelas abertas. Terão oportunidade de conhecer melhor o professor, a escola e os novos colegas. No final da apresentação, algumas crianças saem, e outros ficam na escola (CAF).

– Se puderem, ao fim do dia, conversem com as crianças sobre a experiência. Vão ver que eles já vão ter muitas coisas para contar :)

Os restantes anos; 2.º, 3.º e 4.º, terão uma sessão de apresentação de uma hora na quinta-feira, 17 de Setembro; cada turma num horário diferente (ver aqui). As actividades lectivas destes anos começam sexta-feira, 18 de Setembro.

A escola já abriu para actividades de CAF/AAAF logo no dia 1 (ver mais – aqui).

Podem consultar o calendário e as pausas previstas para o próximo ano – aqui!

Horário escolar 2020-21

Este ano os horários serão um pouco diferentes, para evitar a excessiva concentração de crianças e adultos quer à entrada, quer à saída da escola.

As entradas com horários desfasados serão de extrema importância para garantir a segurança de toda a comunidade escolar; assim, pede-se a colaboração das famílias na pontualidade em cumprir o horário escolar. Não pode haver tolerância, pois qualquer atraso pode pôr em causa toda a rotina estabelecida e prejudicar toda a comunidade.

Jardim de Infância: Entrada às 9h, pelo portão principal, do lado esquerdo. As aulas terminam às 15h30.

1.º A e 1.º B: Entrada às 9h, pelo portão principal, do lado direito. As aulas terminam às 15h30 e as AEC às 16h45.

2.º A e 2.º B: Entrada às 9h15, pelo portão principal, do lado direito. As aulas terminam às 15:45 e as AEC às 17h.

3.º A e 3.º B: Entrada às 9:30, pela porta de entrada lateral. As aulas terminam às 16h e as AEC às 17h15.

4.º A e 4.º B: Entrada às 9:30, pela porta de entrada lateral. As aulas terminam às 16h e as AEC às 17h15.

A saída da escola é feita pelo portão principal.

O Jardim de Infância tem a opção de frequentar as AAAF até às 17h, com prolongamento até às 19h. O 1.º ciclo tem opção de fazer as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) após terminarem as aulas. Esta é uma oferta complementar, gratuita e opcional. Ver mais – aqui. A escola encerra às 19h, para os alunos cujos encarregados de educação não consigam ir buscá-los mais cedo. Para tal, devem fazer a inscrição nas atividades de CAF/AAAF, ver – aqui. Este ano será necessário apresentar uma justificação. Ver mais abaixo.

Intervalos e recreio

A escola vai utilizar cinco espaços ao ar livre como recreio: o recreio do Labirinto, o recreio do Brinquedo, o Pátio de Cima,  o Campo de Jogos e a Horta.

Todos os intervalos serão desfasados. O intervalo da manhã terá a duração de 30 minutos e decorrerá ao ar livre, caso não chova. Se chover, as crianças passam o intervalo na sala. O intervalo da tarde (antes das AEC) será de 15 minutos. No recreio ao ar livre as crianças podem brincar livremente.

Os lanches são feitos, como habitualmente, na sala de aula, antes dos intervalos.

Percursos definidos e Turmas-Bolha

Cada ano escolar tem um percurso definido para chegar da «sua» entrada às respectivas salas de aulas. O percurso está sinalizado no chão da escola.

Bolas laranjas conduzem ao Jardim de Infância (rés-do-chão)

Bolas azuis conduzem às salas de 1.º ano (rés-do-chão)

Bolas amarelas conduzem às salas de 2.º ano (rés-do-chão)

Bolas vermelhas conduzem às salas de 3.º ano (1.º andar)

Bolas verdes conduzem às salas de 4.º ano (1.º andar)

As turmas deslocam-se sempre em grupo e sempre acompanhadas por adultos.

Na maioria do dia, as turmas não vão contactar com outras crianças fora da sua turma. As excepções são os recreios e o almoço. Nesses momentos, as oito turmas da escola (primeiro ciclo) vão ser organizadas em quatro grupos, por ordem de anos escolares: 1.º A e 1.º B; 2.º A e 2.º B; 3.º A e 3.º B; 4.º a e 4.º B.

Salas de aula

Todas as actividades decorrem nas respectivas salas de aulas. As mesas estão todas viradas para a frente e com distanciamento entre si. Não pode haver trabalhos em grupo, nem crianças a circular na sala durante as aulas. Não é permitido trazer brinquedos ou outros materiais que não sejam essenciais. Os materiais e os lanches não podem ser partilhados entre colegas. Durante as aulas, janelas e portas devem permanecer abertas para favorecer a circulação do ar, devendo ser prevenida a existência de correntes de ar que possam ser prejudiciais à saúde.

Material escolar, máscaras e sapatos

No primeiro dia de aulas, o professor titular dá uma lista do material que se deve adquirir. Este ano, como aconteceu em anos anteriores, a Junta de Freguesia de Arroios já anunciou a oferta de material escolar  a todas as crianças que frequentam o Jardim de Infância e as Escolas do 1.º ciclo do Ensino Básico da freguesia. A oferta do material será articulada com a direção do agrupamento em setembro, e em anos anteriores tem incluído mochila, estojo, caderno de capa preta pautado, lápis de carvão, lápis de cor, canetas de cor, aguarelas, tesoura, afia, cola.

Este ano a escola pede que livros e cadernos sejam protegidos em capas plastificadas, para facilitar a sua desinfecção.

Em nenhum momento as crianças são obrigadas a usar máscaras. No entanto, se for opção dos pais que os filhos utilizem máscara, podem fazê-lo.

Não será necessário trocar de sapatos à entrada; à chegada os sapatos das crianças serão desinfectados por uma auxiliar.

Manuais Escolares

Já estão disponíveis os vouchers para levantamento dos manuais escolares. Ver mais informações – aqui!

O valor pago pelos livros de apoio é devolvido pela Câmara Municipal de Lisboa. Ao comprar os livros de apoio, é preciso pedir o recibo com o NIF do Agrupamento de Escolas Nuno Gonçalves (600080110). Este recibo deve ser entregue na secretaria do agrupamento (Escola Nuno Gonçalves) juntamente com o impresso preenchido que será facultado em altura própria.

Refeições escolares e refeitório

Os alunos fazem um lanche de manhã; almoçam e fazem outro lanche à tarde. Os lanches podem ser enviados de casa numa lancheira ou podem ser fornecidos pela escola. A escola tem um refeitório com confecção própria, e dois menus disponíveis: normal ou vegetariano – a opção escolhida deve ser comunicada ao professor titular no início do ano letivo. As crianças também podem ir almoçar a casa.

Este ano, o ginásio vai ser usado para alargar o espaço do refeitório, permitindo o distanciamento entre as crianças. Haverá cem mesas divididas em duas «ilhas». Enquanto 50 estão a ser utilizadas, as restantes 50 serão limpas e preparadas para receber o grupo seguinte sem tempo de espera. O almoço será feito em 5 turnos e deve ser feito com a brevidade possível.

Pagamento das Refeições

O requerimento de apoio social escolar deve ser feito na altura das matrículas e os alunos dividem-se em três escalões de apoio: os alunos que pertencem aos escalões A e B têm direito ao almoço e a um dos lanches, só precisam de pagar/enviar um dos lanches. Os alunos que pertencem ao escalão C têm de fazer o pagamento do almoço (caso pretendam almoçar na escola) e de dois lanches (no caso de não enviarem de casa). Esta decisão deve ser comunicada ao professor titular no primeiro dia de escola, para que este possa assegurar os lanches necessários.

O pagamento das refeições escolares – almoços e lanches para o escalão C e 1 lanche para o escalão A e B – pode ser feito por transferência bancária, até ao dia 8 de cada mês, usando as seguintes referências:

Entidade – 21753

Referência – NIF do aluno

Valor (calcular o n.º de dias letivos em cada mês e verificar o valor diário de cada refeição). Ainda não temos o valor para este ano letivo, mas podem ver mais – aqui!

Comunicação entre pais e escola, reuniões de pais e representantes de turma

Neste ano lectivo especial, a boa comunicação entre todas as partes será ainda mais importante do que em anos anteriores. Os meios preferenciais de comunicação entre pais e escola/professor serão o e-mail ou o telefone. Não estão previstas reuniões presenciais.

Se houver algum assunto a resolver, o professor titular e/ou o coordenador da escola deve ser o primeiro contacto dos pais. Pode fazê-lo directamente ou através dos representantes de turma. Muitas vezes se encontram boas soluções desta forma. A Direcção do Agrupamento está disponível para casos que o coordenador reencaminha ou que não foram resolvidos em primeira instância.

As reuniões de pais são fundamentais para facilitar a comunicação entre professores, pais e escola. Normalmente, é realizada uma reunião de pais em cada período lectivo.

Este ano as primeiras reuniões vão ser realizados por videoconferência (na plataforma Zoom), no dia anterior à apresentação. O convite com o link será enviado para o endereço de e-mail que os encarregados  de educação forneceram quando matricularam as crianças. Podem consultar os horários das reuniões aqui!

Nas reuniões dos primeiros anos estarão presentes os professores titulares, o coordenador da escola e um representante da Associação de Pais. Além da informação sobre o planeamento do ano lectivo, serão comunicadas vários esclarecimentos relevantes sobre o funcionamento da escola, das aulas e também da Associação de Pais. É nessa reunião que serão eleitos os representantes das turmas.

Cada turma elege dois representantes, que terão um papel muito importante: serão eles os responsáveis pela comunicação entre pais e professor/escola. Podem saber mais sobre o papel dos representantes de turma aqui!

Covid-19

Dia 11 de Setembro foi aprovado o plano de contingência da Sampaio Garrido, de acordo com o documento com as orientações excepcionais de organização e funcionamento do Agrupamento de Escolas Nuno Gonçalves, que pode ser consultado aqui.

Podem consultar o resumo que a APEE elaborou com as medidas deste plano, aqui!

Associação de Pais 

A APEE está disponível para esclarecer dúvidas e partilhar informações; é para isso que serve esta pequena comunidade de mães e pais :)

E precisamos de crescer! Se quiserem juntar-se a nós, contactem-nos; temos muitas ideias e projectos para pôr em prática. Anunciaremos em breve uma data para a a próxima reunião, que decorrerá por videoconferência ainda durante o mês de Setembro. Esperamos por vocês!

Explorem o nosso site e acompanhem a nossa página no FacebookDúvidas, perguntas, sugestões aqui: apee.escola26@gmail.com.

collage escola renovada 2